sexta-feira, 4 de outubro de 2013

19. Mímicas mil

Idade: a partir de 10 anos 
Número de participantes: 6 ou mais  

Como brincar: Forme duas equipes com número igual (ou próximo) de pessoas. Cada jogador deve escrever, em um papelzinho de papel, o nome de uma celebridade (pode ser viva ou morta, fictícia ou real), e colocá-los num recipiente. A primeira equipe deve tentar adivinhar o maior número de celebridades por meio da mímica de um de seus membros, em determinado tempo (geralmente estipula-se 3 minutos, mas isso pode variar de acordo com o número de jogadores). Em seguida, a outra equipe faz o mesmo. Contabiliza-se, então, quanto cada equipe acertou, e anota-se. Na segunda rodada, os jogadores repetem o procedimento, mas desta vez devem tentar adivinhar a celebridade com apenas palavra (exemplo: o jogador precisa fazer sua equipe adivinhar "Neymar", então diz "futebol" ou "Santos"). Na terceira e última rodada, o meio de adivinhação é por mímica de novo - mas, desta vez, só com as mãos! O jogador escolhido para fazer as mímicas deve ficar embaixo de uma mesa ou atrás de um lençol, apenas com as mãos visíveis. A equipe vencedora é aquela que acertou o maior número de celebridades nas três rodadas.  

O que desenvolve: "Jogos com mímica desenvolvem comunicação corporal, além de exploração do espaço e trabalho em equipe", diz a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC.  

Um toque a mais: Brincar com mímica é sempre divertido - explore isso ao máximo entre os jogadores. Vocês podem, por exemplo, brincar com outras categorias no lugar das celebridades (filmes, livros, artistas musicais). Ou ainda, inventar mais maneiras divertidas de fazer a adivinhação - já imaginou ter que fazer a mímica usando somente os pés?

Crédito: Bruno Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário