sexta-feira, 4 de outubro de 2013

14. Corrida de Canetas

Idade: a partir de 4 anos
Número de participantes: 2 ou mais

Como brincar: Desenhe, em uma folha de papel, uma pista de corrida. No meio dela, pode haver curvas, obstáculos e atalhos estreitos. O jogador deve percorrer a pista com a sua caneta (cada um com uma cor de tinta) por meio de uma "escorregada", ou seja, posiciona-se a caneta verticalmente, em cima do papel, e segura-se com apenas a ponta do dedo.
O jogador, então, escorrega a caneta para frente, formando um rastro. No final desse rastro, marca-se um ponto, que é da onde sairá quando chegar a sua vez novamente. Alternadamente, os jogadores vão avançando na pista (se encostar em algum obstáculo, deve voltar ao ponto em que estava). O primeiro a cruzar a linha de chegada vence!
 

O que desenvolve: "Essa brincadeira desenvolve a coordenação motora fina (dos dedos), além de trabalhar com estratégia e respeito às regras", explica a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC.  

Um toque a mais: Na hora de criar a pista de corrida, não economize na criatividade! Quanto mais maluco for o percurso, mais divertido fica.Outra ideia legal é montar um campeonato entre os participantes. Os jogos dos primeiros chaveamentos podem acontecer simultaneamente, mas quando surgirem os finalistas, todos podem, juntos, criar uma super pista de corrida e torcer bastante.

Crédito: Bruno Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário