quarta-feira, 2 de outubro de 2013

12. Máfia

Idade: a partir de 12 anos
Número de participantes: 9 ou mais.

Como brincar: Essa brincadeira é muito parecida com Lobisomem, mas possui mais personagens e, por isso, é mais complexa. 

Os personagens são: narrador, cidadãos (equivalem aos aldeões), assassinos (equivalem ao lobisomem, mas devem estar em no mínimo três), xerife e anjo (ambos são do time dos cidadãos). O narrador diz "cidade dorme" (as pessoas fecham os olhos) e "assassinos acordem" (os assassinos abrem o olho).

Além de escolher uma vítima, os assassinos, na primeira rodada, devem eleger o "xerife falso". Tudo deve ser comunicado ao narrador, sem fazer barulho. Em seguida, "assassinos dormem" e "xerife acorde".

O xerife tem o poder de descobrir os personagens. Para isso, ele aponta para um jogador e o narrador faz um sinal de positivo, para o caso de ser cidadão, ou negativo, para o caso de ser assassino.

Na sequência, "xerife durma" e "anjo acorde". O anjo tem a chance de salvar a vítima que os assassinos fizeram durante aquela noite.

Ele aponta, então, para o jogador que quer salvar, e o narrador diz "anjo durma, cidade acorde".

Caso o anjo tenha salvado a pessoa certa, o narrador anuncia que naquela noite não houve vítimas. Se não, anuncia quem morreu, e a pessoa sai da brincadeira. Durante o dia, os dois xerifes (o falso e o verdadeiro) devem se apresentar aos cidadãos, dizendo quem verificaram durante a noite e qual o veredicto.

Os cidadãos não sabem qual dos dois é o verdadeiro, portanto, devem ficar atentos às argumentações entre os jogadores para conseguir se posicionar.

Quando chegam à conclusão de que um jogador é assassino (ou xerife falso), podem pedir um motim contra a pessoa. Caso o motim seja aprovado por votação (metade + 1), o jogador sai do jogo e a cidade dorme novamente.

Quando não resta mais nenhum cidadão, os assassinos ganham. Quando não sobram mais assassinos os cidadãos são os vitoriosos.


O que desenvolve: Essa brincadeira pode parecer complicada, mas é uma grande oportunidade para treinar argumentação, além de ser um ótimo exercício para observar o comportamento das pessoas em situações adversas.


Um toque a mais: Ao jogar, procure ficar atento à linguagem corporal de quem está com a palavra, para tentar descobrir se a pessoa está mentindo ou não. Preste atenção em todos os detalhes, pois às vezes é possível descobrir o papel de um jogador quando ele cai em contradição!

Crédito: Bruno Lanza

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