terça-feira, 1 de outubro de 2013

11. Lobisomem

Idade: a partir de 8 anos  
Número de participantes: 6 ou mais

Como brincar: Para começar a brincadeira, um jogador deve ser eleito o narrador da rodada. Ele deve escrever em pedacinhos de papel a palavra aldeão e, em um deles, lobisomem.

Cada jogador recebe um papel, que deve interpretar durante o jogo. O narrador, então, diz "cidade dorme" (todos fecham os olhos) e "lobisomem acorde" (a pessoa que tirou o papel de "lobisomem" abre os olhos). "Quem será a sua vítima essa noite?", pergunta o narrador para o lobisomem, que aponta para alguém.
Após pedir para o lobisomem dormir, o narrador diz "cidade acorda" e dá a notícia da morte da pessoa (que fica fora da brincadeira).

Os aldeões, então, devem discutir entre si sobre quem é o lobisomem disfarçado, e fazer uma votação. Caso o escolhido não seja o lobisomem, a cidade dorme novamente.


O que desenvolve: As habilidades de argumentação, concentração e raciocínio lógico ficam a todo vapor nessa brincadeira.

Um toque a mais: "A descoberta e a atuação, nas brincadeiras, são sempre prazerosas", explica a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC. Que tal incrementar esses elementos com fantasias e diálogos acalorados? Libere o ator ou a atriz que há em você!

Crédito: Bruno Lanza

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