A educação para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas
didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas
temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na
educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução
da atividade elaborada.
O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira.
A princípio, a explanação desse trabalho tem como objetivo mostrar a
importância de se trabalhar o lúdico na esfera escolar para a obtenção de
qualidade no processo educacional. E para que essa aprendizagem aconteça de
forma significativa e dinâmica, o professor tem como apoio a técnica dos
jogos.
A educação tem por objetivo principal formar cidadãos críticos e
criativos com condições aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez
mais novos conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente
aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da
educação. O lúdico é um desses métodos que está sendo trabalhado na prática
pedagógica, contribuindo para o aprendizado do alunado possibilitando ao
educador o preparo de aulas dinâmicas fazendo com que o aluno interaja mais em
sala de aula, pois cresce a vontade de aprender, seu interesse ao conteúdo
aumenta e dessa maneira ele realmente aprende o que foi proposto a ser
ensinado, estimulando-o a ser pensador, questionador e não um repetidor de informações.
É preciso ressaltar que o termo lúdico
etimologicamente é derivado do Latim “ludus” que significa jogo, divertir-se e
que se refere à função de brincar de forma livre e individual, de jogar
utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda
maior a sua abrangência. Assim, pode-se dizer que o lúdico é como se fosse uma
parte inerente do ser humano, utilizado como recurso pedagógico em várias áreas
de estudo oportunizando a aprendizagem do indivíduo. Dessa forma, percebem-se
as diversas razões que levam os educadores a trabalharem no âmbito escolar as
atividades lúdicas.
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